Aumente seus resultados na internet
(11) 3042-7835 |
(11) 9 7062.7835 |
contato@primesites.com.br

Como Escrever um Artigo

Como escrever um artigo de Sucesso em 10 Passos Simples

 

Quer escrever um artigo e não sabe por onde começar? Ou deu aquele famoso “branco” quando foi escrever um novo artigo? Este artigo pode te ajudar!

Elaboramos este processo com apenas 10 passos que vão fazer com que você consiga escrever artigos de qualidade em poucos minutos.

Clique aqui para ir direto aos 10 passos simples de como escrever um artigo de sucesso

Já sabemos que conteúdo de um blog ou site, é um dos principais pilares que definem se ele vai ter ou não sucesso na Internet. Quanto mais conteúdo mais visitantes o seu site vai atrair, e se tiver um bom conteúdo, provavelmente vai aumentar o engajamento com a sua empresa, ou seja, vai aumentar a interação dos seus possíveis clientes com a sua empresa.

É aí que encontramos os benefícios de saber como escrever um artigo de sucesso!

Saber como escrever um artigo com qualidade pode lhe dar muitas vantagens, como uma maior visibilidade da sua marca, aumento do tráfego no seu site, aumento das vendas dos seus produtos e serviços e muito mais.

Portanto, o segredo na criação de um site de sucesso é a produção de conteúdo desde que seja de interesse do seu público alvo.

A melhor maneira de criar um engajamento (interação dos seus clientes com a sua marca / empresa), é escrever artigos que resolvam um ou mais problemas ou que respondam a uma ou mais dúvidas que seu público possa ter.

Com estes tipos de artigos, você vai ter uma ótima maneira de “aquecer” os visitantes para o que você está oferecendo.

No marketing digital dizemos que um cliente está frio quando ele está muito distante de querer comprar algo, ou seja, não está procurando ou precisando do produto ou serviço, ou simplesmente não conhece a sua empresa e por isso não confia nos seus serviços.

Conforme ele passa a interagir com a sua empresa, ou (melhor ainda) se receber a indicação de alguém em que ele confie, ele passa a ficar mais aquecido para então em algum momento efetuar uma compra.

 Como Escrever um Artigo de Sucesso em 10 Passos Simples:

1 – Determine o tema (abrangente) do seu artigo.

O primeiro passo é definir um tema “geral” sobre o que você vai escrever.

O importante nesta etapa, é apenas pensar na área que o seu artigo vai fazer parte, ou seja, em qual tema abrangente ele faz parte?

Por exemplo, o tema geral do seu artigo pode ser: imóveis usados, carros importados, investimentos, vendas online.

Determine temas como os citados ao invés de já pensar em algo mais detalhado como por exemplo: como escolher um imóvel usado, Top 10 carros econômicos, Descubra o melhor investimento para começar hoje.

2 – Pesquise o mercado para o tema que você selecionou.

Depois de escolher um tema, você deve pesquisar sobre o mercado alvo relacionado ao tema que você escolheu. Para isso, pesquise no Google redes sociais, fóruns e diretórios de artigos sobre o tema.

Por exemplo, visite um fórum e veja o que as pessoas mais perguntam sobre o seu tema.

Visite também um diretório de artigos, lá você vai poderá ver os artigos mais lidos e comentados e assim ir descobrindo o que o seu público realmente tem interesse no seu mercado.

A melhor maneira de descobrir sobre o que escrever é descobrir o que as pessoas mais estão procurando saber!

3- Encontre as melhores palavras para usar no seu artigo.

Este passo é de extrema importância para otimizar o seu site nos mecanismos de busca como o Google, e desta forma atrair pessoas através do que elas estão pesquisando nestes sites.

Para facilitar este processo, utilize a ferramenta de pesquisa de palavras chaves do Google o Keyword Planner.

Nestas ferramentas você coloca algumas palavras relevantes ao seu tema escolhido e a ferramenta apresenta a quantidade de pesquisas feitas  para estas palavras.

Alem disso você vai encontrar idéias de outras palavras relevantes que você poderá utilizar também nos seus artigos.

Uma dica: escolha sempre palavras com maior número de visitas, mas com menor concorrência.

Sempre use palavras compostas, por exemplo: ao invés de pizzaria, prefira “pizzaria Delivery na zona sul”; ao invés de curso de inglês prefira “curso de inglês zona norte sp”.

Quanto mais detalhado for a frase melhor, só tome o cuidado para não detalhar ao ponto de ter poucas pessoas pesquisando por ela.

4 – Crie um título atrativo para o seu artigo

Depois de ter uma boa lista de temas, palavras-chave e mercado alvo, crie um título bem atrativo para o seu artigo.

O título é muito importante pois é a primeira coisa que as pessoas vão ler.

É o título que vai dar (ou não) ao leitor o interesse em ler o seu artigo, e sobretudo o título é também é muito importante para os mecanismos de busca e redes sociais.

Bons títulos incluem frases como: “Como fazer…”, “Top 10…”,  “5 Coisas para…”. Posteriormente vou escrever um artigo só com dicas de como escrever um título que funciona!

Por enquanto uma rápida pesquisa no Google e você vai achar muitas idéias interessantes para você utilizar no seu artigo.

5 – Comece a escrever

Chegou o momento de escrever!

Agora que você tem muita informação em suas mãos como o tema, título, lista de palavras-chave, você pode começar a escrever.

Utilize o título como um “guia” do que você deve escrever para facilitar na criação do seu texto. Sem dúvida o título vai te ajudar muito nesta etapa.

Se o seu título for por exemplo: “5 coisas para fazer antes de vender seu carro”, você inicia listando os 5 itens, e depois em cada item escreve umas 5 a 10 linhas de texto.

O intuito com este processo é diminuir algo grande em pequenos pedaços de textos, e isso facilita muito na criação do seu artigo pois ao invés de ter que pensar em muita coisa ao mesmo tempo, você se mantem focado em um pequeno tópico e só depois que terminá-lo você vai para o seguinte.

No final você vai ver que escreveu um bom artigo pois detalhou cada item!

6 – Escreva a introdução do seu artigo.

Depois de ter escrito toda o corpo do artigo, ou seja, a parte principal (o coração!) do seu artigo, será fácil de escrever a introdução dele.

Lembre-se, um artigo de sucesso começa informando ao leitor sobre o que se trata o artigo, e em seguida a sua opinião sobre o assunto.

7 – Escreva a conclusão do seu artigo.

Neste passo você faz uma repassagem sobre o texto, deixando suas conclusões finais. Este passo é muito importante! Sem ele temos a sensação de que está faltando algo, está faltando a SUA participação no texto e ele pode ficar com cara de apenas um informativo.

8 – Revise todo o seu artigo.

Depois de ter escrito o artigo completo, faça uma revisão completa.

Revise tudo, gramática, ortografia, fluxo, e se está adequado a comunicação utilizada pelo seu público. Se possível sempre peça para outra pessoa ler o seu artigo também.

É incrível como outras pessoas podem dar opiniões que você nem imaginava e pode contribuir muito para ter um artigo de qualidade.

Dica: só faça esta revisão do artigo após ter terminado de escrever o artigo inteiro, para não bloquear as suas idéias.

9 – Afaste-se, Re-leia e Revise Novamente o seu artigo.

Não olhe para o seu artigo por pelo menos 1 dia.

Você vai se surpreender como o seu artigo pode parecer diferente e mostrar muita coisa não visto antes, quando você olha para o ele depois de algum tempo fora.

Faça as alterações apropriadas e então você está pronto para terminar o seu artigo!

10 – Direcione o seu leitor

Este passo é mais um complemento, uma dica importante do que somente um passo neste processo.

Não esqueça que os artigos são fonte de atração de pessoas, mas após captá-las você deve direcioná-las para uma ação que desejar, por exemplo, caso queira dar mais informações para eles, deixe um link “Para saber mais sobre…”.

Se desejar conseguir o e-mail dos seus visitantes para poder enviar mais artigos posteriormente, deixe um link para o seu formulário, como por exemplo: “Clique aqui para receber outros artigos…”

Conclusão Final

Este passo a passo funciona muito bem pois permite que você se concentre no que realmente é importante quado se fala em artigos, que é o TEXTO.

Desde o inicio do processo até o final, este passo a passo não deixa você se distrair com outras coisas que podem ser vistas após ter o artigo pronto, como imagens, referências, links.

Tenho certeza que seguindo este passo a passo você vai facilmente aprender como escrever um artigo de 500 palavras ou mais.

Pense em um bom título, veja o que as pessoas estão procurando, adicione um parágrafo introdutório para dizer ao leitor o que você vai estar falando e uma conclusão para reforçar o que você já falou!

Você tem um artigo de qualidade que as pessoas estarão dispostas a ler.

Se gostou do artigo compartilhe com seus amigos e não esqueça de deixar os seus comentários!

Abraços!!!

Share this article

Comments

  • Maria Lúcia

    Seu poster me ajudou bastante porque desfez as minha dúvidas . Obrigada

    • Marcel

      Que bom que te ajudou Maria Lucia, estamos trabalhando no site e em breve vamos ter mais conteúdo! Abraços

  • Salvin

    muito esclarecedor.

  • Maria da Conceição O. H

    Um texto de fácil leitura, tem um bom direcionamento ao leitor.

    • Marcel

      Bacana Maria, que bom que achou fácil a forma que escrevi. Abraços

  • Ricardo

    Boa tarde.
    Gostei bastante, estou a fazer um artigo para conclusão do meu curso de administração e mesmo com a assistência do meu orientador eu ainda me encontrava perdido quanto a escolha do tema e a complexidade entre outras duvidas. Bom neste momento resolvi falar sobre vendas, profissional de vendas em meio a crise. teria algumas dicas a me dar? Caso tenha sera de grande valia.
    Ricardo Jardim

    • Marcel

      Que bom que gostou Ricardo! Espero ter ajudado no seu trabalho. Quanto as dicas tenho muita coisa para escrever, peço que se inscreva na nossa Newsletter que logo vou enviar mais conteúdos por lá! Abraços

  • joice

    deixe seu email para o enviar meu texto quero que me ajude com detalhes
    parabens deu pra aprender viu

  • isaias

    Boa noite gostei das dicas, gostaria de ajuda para criar um tema e fazer meu artigo na área da educação meu email / yancast2012@gmail.com

  • Marcio Matos

    Que legal, muito esclarecedor, me ajudou bastante! Tenho apenas uma dúvida, eu tenho que assinar o artigo, com descrição sobre o autor?

    • Marcel

      Oi Marcio, que bom que te ajudei de alguma forma!

      Não precisa assinar não, porem quando você assina o artigo você ganha autoridade no assunto e com descrição ajuda as pessoas te conhecerem melhor sem ter que ir para outra página.

      Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como Escrever um Artigo de Sucesso em 10 Passos Simples