Como fazer a sua empresa aparecer no Google

Como fazer a sua empresa aparecer no Google

SEOSer encontrado com facilidade no meio digital tornou-se uma grande prioridade das empresas, principalmente ao considerar o papel que os buscadores desempenham no dia a dia das pessoas. Nesse cenário, métodos como SEO (Search Engine Optimization) ganham cada vez mais espaço.

Afinal, tratam-se de medidas focadas na obtenção de um maior tráfego orgânico que são aplicadas nas páginas das empresas, o que é possível por causa dos fatores de ranqueamento dos buscadores atendidos com a otimização.

Isso se deve ao fato de que os mecanismos de busca detectam apenas código e texto, sendo que os conteúdos são indexados através de robôs e apresentados na SERP de acordo com a relevância.

Por exemplo, o site de uma empresa de decoração que investe adequadamente em SEO pode ter grandes chances de alcançar um bom posicionamento com palavras do nicho de atuação e, como consequência, receber maior visibilidade de acordo com os itens trabalhados.

Sendo assim, pode haver grande possibilidade de receber acesso, como para atender clientes que buscam onde comprar adesivo para geladeira e quadros.

Nesse meio, diversas táticas são empregadas e, conforme será abordado, envolvem desde o uso inteligente de URLs até estratégias de linkagem externa.

Principais técnicas que podem ser aplicadas

Antes de apresentar os métodos que recebem destaque ao se tratar do SEO, é válido citar que os fatores trabalhados são divididos em dois grupos: On Page e Off Page.

Enquanto o On page é associado com os elementos dentro da página, o Off Page se refere aos itens externos, como a linkagem citada.

Aplicação de palavra-chave

A palavra-chave é um dos pilares de diversas estratégias de marketing digital e ao se tratar do SEO, a aplicação dos termos nos locais adequados pode fazer toda a diferença, assim como na quantidade correta de sua utilização.

Para uma melhor compreensão, é importante abordar que a palavra-chave corresponde ao termo empregado pelo usuário ao realizar uma busca.

Por exemplo, ao surgir o interesse por comprar empilhadeira, a busca sobre o tema pode ser realizada de diversas formas, como: “onde comprar empilhadeira” ou “empilhadeira preço”. Por isso existem ferramentas para identificar o volume de palavras-chave, entre outros aspectos.

O ideal é que seja utilizada no começo do material, para que os robôs detectem rapidamente a associação com o assunto proposto.

Title tag

SEOPara compreender a aplicação do title tag e o que esse termo significa, é possível imaginar que durante sua busca sobre tipos de revestimentos, por exemplo, o visitante acessa um conteúdo sobre acm para fachada.

O título detectado ao entrar na página corresponde ao title tag, também chamado de título interno do blog. Por esse motivo, deve ser elaborado estrategicamente para estimular a leitura do material.

Além disso, é recomendado apontar as vantagens da leitura e colocar a palavra-chave, uma vez que o posicionamento nesse caso não apresenta obrigatoriedade.

URL

Até mesmo a URL colocada possui influência para o posicionamento, sendo interessante avaliar que de acordo com o conteúdo, as chances de receber cliques podem ser maiores ou menores.

Basta imaginar a situação em que um usuário procura por saco de papel branco e detecta um link com URL fácil de ser interpretada, curta e sem números, que tem potencial para transmitir confiabilidade e não afastar o visitante em potencial.

Link building

O link building é uma das principais táticas ao se tratar dos fatores Off Page e ao sintetizar o conceito, pode-se dizer que são esforços voltados para a obtenção de links de outras plataformas.

Para compreender a importância desse tipo de processo, é interessante citar que os links são fatores de destaque para o posicionamento, de forma que indica relevância e contribui com o fortalecimento da marca.

É o caso de o site de uma empresa que realiza locação de guindaste SP que recebe uma série de links, dependendo dos domínios, sua importância é potencializada perante os buscadores.

Afinal, conforme será apresentado, a relevância dos links pode variar de acordo com uma série de fatores que são avaliados pelo Google e isso é algo que exige cautela para garantir resultados positivos.

Sinais sociais

Os fatores sociais também estão relacionados com o grupo Off Page e correspondem aos compartilhamentos e menções da empresa, apresentando também grande impacto para a relevância.

Por exemplo, o volume de compartilhamento e, principalmente, de menções a um software conciliação cartão crédito pode elevar percepção positiva da empresa e influenciar no tráfego orgânico.

Além das práticas apresentadas, é interessante citar que a relação entre SEO e UX (User Experience), que corresponde à experiência do usuário deve ser uma prioridade para os profissionais, principalmente ao considerar que tem grande visibilidade para os buscadores.

Para isso, os fatores precisam ser trabalhados de forma que desde o processo de busca pela informação até o uso do site contem com maior eficiência.

Quais são os principais erros?

SEOFalhas na estratégia de SEO podem não apenas significar um investimento comprometido para obter um melhor posicionamento, como também em penalidades nos buscadores. A seguir, confira os principais aspectos associados aos erros mais comuns:

  • Conteúdos sem aprofundamento;
  • Palavras-chave mal analisadas;
  • Imagens com baixa qualidade;
  • Estrutura do site ruim.

Em relação aos conteúdos, além de adotar otimizações mais técnicas, como aplicação de palavra-chave, title tag, entre outros exemplos apresentados, é imprescindível ter cautela com a qualidade.

Outro fator que deve ser levado em consideração é o plágio,  que pode resultar em punições pelos buscadores e consequentemente, ao fracasso da estratégia, além do impacto quanto ao número de acessos.

No que diz respeito aos erros direcionados para o uso de palavras-chave, a questão é que não basta aplicá-las, há necessidade de utilizar de forma inteligente para garantir os resultados.

Para isso, é necessário realizar uma pesquisa minuciosa para identificar as demandas mais favoráveis a serem atendidas pelo segmento da corporação, assim como definir de modo detalhado as personas, que se referem aos perfis semi fictícios de clientes ideais.

De fato, diversos aspectos estão voltados para elementos textuais e não se deve negligenciar a importância de otimizar também as imagens para obter um ranqueamento melhor.

Como exemplificação, pode se citar uma imagem de cofre de aço a ser otimizada na página de uma empresa que comercializa esse tipo de produto. Para isso, o nome do arquivo deve ser estratégico, como com o uso da palavra-chave separada por hífen.

Além dessa alternativa, o alt text, chamado de texto alternativo, também deve ser trabalhado. Nesse caso, o ideal é apresentar uma descrição do arquivo e, de preferência, aplicar a palavra-chave.

O alt text pode colaborar com finalidades variadas, como com a descrição de imagens quebradas e leitores de tela, sendo este último recurso indispensável para indivíduos com deficiência visual, pois o leitor apresenta a descrição.

Em relação a estrutura do site, fatores como a criação de um design responsivo possuem um grande impacto, uma vez que viabiliza o acesso a partir de dispositivos variados.

Por exemplo, um usuário que busca por foto drone e acessa a plataforma de uma empresa que apresenta um design responsivo, ou seja, investe em UX, terá maior facilidade na navegação, uma vez que as medidas, fontes, entre outros fatores são cautelosamente desenvolvidos.

Dicas para analisar os resultados

Um ponto que é interessante abordar nesse contexto é que a análise de métricas inadequadas pode comprometer severamente a performance da estratégia de SEO.

Como fazer os ajustes necessários com informações que não podem ser usadas? De certa forma, cada fator é importante para determinado objetivo no marketing digital, mas quando se trata de SEO, aspectos como os seguintes ganham destaque:

Backlinks qualificados

SEODe acordo com informações já apresentadas, os links possuem um papel importante para o posicionamento das páginas nos buscadores, o que envolve os backlinks.

Nesse caso, é interessante avaliar a qualidade dos backlinks, por mais que os que apresentam uma autoridade mais evidente sejam relativamente mais complexos para obter.

É em situações como essas em que se pode observar a superioridade da qualidade em relação a quantidade.

Uma das soluções que podem ser adotadas é investir em guest posts, ou seja, publicações em que a empresa faz parcerias com trocas de conteúdos ou publicações como autor convidado em outras plataformas.

Click Through Rate

Comumente abordado como CTR, o Click Through Rate corresponde à taxa de cliques.  Quantidade está associada com as impressões, que correspondem apenas a visualização e os cliques.

Sendo assim, é uma métrica importante para analisar a performance da pesquisa orgânica nos buscadores e caso esteja baixa, é necessário averiguar o que pode ser alterado para estimular o interesse nos usuários.

Entre os fatores que podem ser modificados estão a descrição da página e até mesmo o título, que é chamado de SEO Title, sendo diferente do title tag, uma vez que a premissa é resultar no acesso da página.

Essa métrica está associada ao tráfego e é interessante também acompanhar números associados com as páginas de maior visibilidade e a performance do tráfego orgânico.

As métricas possuem uma relação predominante com os links, visitas e conversões, porém, é válido abordar que não há um padrão a ser seguido e os elementos a serem acompanhados podem variar conforme cada empresa.

Pode-se observar que as técnicas de SEO vão além de atender elementos indispensáveis para o posicionamento, uma vez que até mesmo para esse objetivo há uma grande valorização da experiência do usuário.

Por esse motivo, uma aplicação adequada pode proporcionar tanto visibilidade quanto reforçar de maneira significativa a imagem do empreendimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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