Inbound Marketing o que é e como aplicar na sua empresa

Inbound Marketing o que é e como aplicar na sua empresa

Afinal, Inbound Marketing o que é e como aplicá-lo na minha empresa? Essas são as principais dúvidas de quem decide investir nessa estratégia de marketing. Elas precisam ser esclarecidas para que você consiga obter os melhores resultados por meio dela.

Acredite, a partir do momento em que você aplica a metodologia proposta pelo Inbound, você irá conquistar mais clientes e o melhor posicionamento no mercado. Quer saber mais sobre isso? Então continue a leitura para descobrir mais sobre como colocar o Inbound em prática:

Inbound Marketing o que é?

Inbound MarketingO Inbound Marketing é uma estratégia que tem como principal objetivo atrair clientes. Isso através da produção de conteúdo útil, relevante e que agregue valor para cada etapa da jornada de vendas.

Então na prática, com o Inbound Marketing os clientes potenciais encontram seu negócio online através dos diferentes canais digitais. Os principais deles são os sites, blogs, mecanismos de busca e redes sociais.

Para alcançar esse objetivo os especialistas nessa estratégia realizam um estudo detalhado sobre o perfil do seu cliente ideal, também conhecido como persona. Nesse momento, são analisadas as principais informações pessoais, desejos e hábitos de consumo.

Com base nessas informações podem ser criados conteúdos personalizados para sua persona. Em seguida, essas informações são divulgadas nas redes sociais e em mecanismos de busca como o Google.

Todo o processo é realizado em plataformas digitais, isso aumenta os resultados e o alcance das publicações. Agora que você sabe Inbound Marketing o que é, precisamos esclarecer qual a diferença e vantagens dele em relação ao marketing tradicional.

Inbound Marketing vs Marketing tradicional: entenda a diferença

Diferente do Marketing tradicional onde você precisa correr atrás dos seus clientes, no Inbound são eles quem buscam o seu negócio. Isso ocorre pelo fato desta última estratégia atrair seus clientes com base em conteúdos elaborados para satisfazer as necessidades e desejos dos seus compradores.

Como resultado, as ações de marketing conseguem atingir os clientes certos e no momento correto. O melhor é que o investimento para realizar essas estratégias digitais oferecem um excelente custo-benefício e um retorno rápido. Sobretudo, quando o comparamos com os resultados que o marketing tradicional oferece.

É importante destacar que as últimas pesquisas na área têm comprovado que as tradicionais ferramentas de Marketing como a publicidade em TV, panfletos e outdoors não despertam a atenção dos consumidores. Na verdade, esse tipo de marketing está perdendo cada vez mais espaço e tornando-se defasado.

Passo a passo para implantar o Inbound Marketing

Após descobrir o Inbound Marketing o que é e por que ele é mais efetivo do que as estratégias tradicionais, o que acha de colocá-lo em prática na sua empresa. Acredite, independente do porte ou setor do seu negócio é possível adotar o Inbound.

De maneira geral, a aplicação do Inbound Marketing é realizada em quatro passos simples. Confira cada um deles:

  • Atração

Inbound MarketingO primeiro passo para colocar o Inbound Marketing em prática é a criação de conteúdos atrativos. Eles devem ser desenvolvidos para esclarecer dúvidas e informar sobre os benefícios do seu produto. Afinal, o objetivo principal é atrair os clientes para o site da sua empresa.

Para desenvolver o conteúdo ideal, você precisa estudar o perfil da sua persona e identificar em qual estágio do funil de vendas, ele está. Após isso, é necessário divulgá-lo em plataformas digitais mais frequentadas pelo seu cliente, tais como redes sociais e blogs.

Diferente do Marketing tradicional, não é recomendado criar conteúdos com foco em venda. Isso porque essa técnica demonstra que o seu objetivo é apenas vender e não ajudá-lo a tomar uma melhor decisão ou agregar valor para o seu dia a dia. Isto é, não o incentivando a comprar e manter um relacionamento com a sua marca.

  • Conversão

Após conseguir atrair visitantes para o seu site, o próximo passo é convertê-los em oportunidades de vendas.

Para fazer isso, você precisa aperfeiçoar o processo de  produção de conteúdos e usar ferramentas para captar os contatos dos seus clientes. Então, nesse momento é recomendado criar conteúdos ricos tais como:

  • ebooks;
  • webinars;
  • eventos;

O objetivo desses materiais é mostrar como o seu produto ou serviço, consegue resolver um problema específico que o seu potencial cliente possui. Dessa forma, ele poderá perceber por conta própria a importância de contratar ou comprar de você e não do seu concorrente, por exemplo.

Antes de oferecer esses materiais gratuitos você deverá usar ferramentas para captar os e-mails dos seus clientes. Esses dados serão utilizados para que sua empresa consiga manter o contato com eles. Assim como, fornecer mais informações sobre os benefícios do seu produto.

  • Fechar

Uma vez que você tem uma base de dados com os dados pessoais e de contato dos visitantes do seu site, é necessário criar um relacionamento com os seus clientes. Então, a melhor maneira de fazer isso é com a criação de um fluxo de conteúdos relevantes diretamente para esses contatos.

Para fazer isso, o ideal é usar o e-mail marketing. Afinal, ele  permite o envio eficaz de informações direcionadas e personalizadas para cada cliente. Também é recomendado usar ferramentas de automação e uma base de dados como o CRM.

O principal objetivo dessa etapa é incentivar o potencial cliente a concretizar uma venda. Isso porque, ele já demonstrou interesse em adquirir os seus produtos ou serviços.

  • Encantar

Inbound MarketingEncantar é a última etapa do Inbound Marketing, basicamente ela tem como objetivo manter o relacionamento com os clientes que já efetuaram a compra. Ela segue o princípio de que é mais fácil manter um consumidor, do que atrair e converter um novo.

As empresas que seguem essa etapa continuam engajando e encantando essa base de clientes. Assim, como resultado elas conseguem aumentar as vendas e conquistar promoters para sua marca, pois eles indicam as marcas para os seus amigos e familiares.

Algumas ferramentas que podem ajudar no encantamento de clientes são:

  • pesquisas;
  • call to actions;
  • textos inteligentes;
  • monitoramento social.

Compreender Inbound Marketing o que é e como aplicar na sua empresa foi o primeiro passo para impulsionar suas vendas online. Afinal, agora você sabe o que é preciso fazer para conquistar mais clientes e ganhar mais destaque no meio digital.

Então, nossa recomendação é que você continue se aperfeiçoando em Inbound Marketing através da leitura de artigos sobre o tema e participação de cursos

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