O que é e como fazer um artigo de opinião?

artigo de opiniãoO artigo de opinião é a melhor estratégia cada vez mais utilizadas por empresas que desejam ganhar destaque no mercado. O principal motivo disso, está na capacidade que esse tipo de conteúdo tem para revelar os melhores aspectos do negócio e instigar o cliente a realizar a compra de um produto ou serviço.

No entanto, o maior problema enfrentado por quem pretende usar essa técnica está em como fazer com que ela funcione. Afinal, como você poderia criar um conteúdo tão persuasivo a ponto de fazer com que outra pessoa mude de ideia? Isso é realmente possível?

Na verdade, ela é uma poderosa ferramenta para qualquer empresa que a utiliza de maneira correta. Assim, para que você também possa aproveitar esse recurso, desenvolvemos este post com dicas exclusivas de como fazer um artigo altamente persuasivo. Confira:

1 – O que é um artigo de opinião ?

artigo de opinião

O artigo de opinião apresenta posicionamentos pessoais e exposição de ideias do autor sobre algum tema importante. Para defender o seu posicionamento, são usados argumentos persuasivos e lógicos, elaborados a base de informações verídicas e coerentes.

O principal objetivo desse artigo é persuadir o leitor a acreditar nas opiniões apresentadas no texto, ou até mesmo, estimulá-lo a refletir sobre o tema. Normalmente, é possível encontrar os artigos de opinião no jornalismo, na publicidade, política dentre outras áreas.

O posicionamento defendido neste artigo é de total responsabilidade do autor e não da mídia que o está veiculando. Por isso, o autor deve construir o seu argumento com dados válidos.

2 – Quais as características de um artigo opinativo?

A presença de argumentos persuasivos não é a única característica desse estilo de conteúdo. Pelo contrário, existem outros elementos textuais que devem ser levados em consideração pelo autor, no momento de fazer um artigo de opinião.

Confira abaixo quais são os principais deles:

  • textos escritos em primeira ou terceira pessoa;
  • assinados pelo autor;
  • linguagem simples e objetiva;
  • escolha de temas atuais e polêmicos;
  • títulos provocativos;
  • verbos no presente e no imperativo.

É importante destacar que esses são os pré-requisitos básicos, para publicar qualquer de conteúdo que tenha como objetivo expor uma opinião e convencer o leitor.

3 – Por que escrever um artigo de opinião para minha empresa?

Escrever um artigo de opinião sobre um produto da sua empresa é o segredo para conquistar mais vendas. Isso porque, através desse conteúdo você conseguirá transmitir segurança para os clientes sobre as vantagens e desvantagens de uma determinada marca.

Ao ter acesso a esse tipo de informação, eles conseguem esclarecer suas dúvidas e tomam uma decisão mais rápida quanto a compra do produto. Além disso, através desse conteúdo você consegue demonstrar que tem expertise no ramo. Isso repercute no aumento da credibilidade e confiança dos seus clientes na sua empresa.

A dica aqui é criar um blog para a sua empresa e fazer a publicação dos artigos de opinião nele. Assim, você poderá aumentar o tráfego do seu site e ainda atrair a atenção do seu público-alvo.

Leia nosso post sobre como escrever um artigo de sucesso e descubra as chaves de como produzir um material altamente relevante para os seus clientes.

4 – Como fazer um artigo de opinião

Agora que você sabe o que é um artigo de opinião e a sua importância, chegou a hora de começar a escrevê-lo. Para que isso aconteça, será necessário uma certa organização das suas ideias.

Antes de qualquer coisa, você precisa pensar em aspectos como: Quem será o leitor do seu texto? Quais são os interesses deles? Qual a melhor maneira de atingi-lo?

Somente quando você conseguir responder a essas perguntas, será capaz de começar a escrever um conteúdo relevante e altamente persuasivo. Depois disso, o ideal é que você estruture os seus argumentos da seguinte maneira:

  • Introdução: apresente com clareza o tema que você irá falar ao longo do post
  • Desenvolvimento: utilize fortes argumentos para expressar seu ponto de vista sobre o tema do artigo
  • Conclusão: termine o artigo com a sua avaliação sobre o tema e apresente, de maneira resumida, as suas ideias

Uma das partes mais importantes de um artigo desse tipo são os argumentos que você utiliza na sua elaboração. Sem eles, o seu conteúdo não irá conseguir convencer o seu público-alvo.

5 – Como escrever a introdução do artigo

Para escrever um artigo altamente persuasivo e que prenda a atenção do leitor desde o primeiro instante, é necessário escrever uma introdução impactante. Mas atenção! Não cometa o erro de escrever longos textos desde o início, apenas um parágrafo é suficiente para isso.

O seu principal objetivo nesse momento é fazer com que o leitor se identifique com o tema a ser abordado. Uma dica aqui é começar com um problema que o seu público tenha, pois isso irá gerar empatia e conseguirá instigar o leitor a continuar lendo o texto para encontrar a solução do problema.

Não tenha medo de expor a sua opinião desde o início lembre-se: o seu leitor está ali para descobrir o que você pensa sobre aquele assunto.

Ainda sente que não está preparado para desenvolver uma introdução poderosa? Selecionamos alguns argumentos que irão ajudá-lo a como fazer um artigo de opinião. Confira:

  • use dados estatísticos sobre o tema;
  • comece com uma pergunta;
  • use dados históricos;
  • faça uma analogia com o problema.

Depois de fazer a introdução, você precisa ficar atento a formatação do texto. Ela é fundamental para que o seu leitor compreenda com clareza a ideia que você deseja transmitir.

6 – Fique atento a formatação do texto

No momento de escrever o seu artigo é importante usar frases curtas e objetivas. Isso irá evitar que o leitor fique confuso e entenda de maneira errada o conteúdo. Também é recomendado evitar textos sobrecarregados de adjetivos ou de outros elementos que prejudicam a compreensão do artigo.

Mas isso não é tudo, também é recomendado que você destaque as principais palavras-chaves do texto. Assim, quando o leitor escanear o seu conteúdo, ele será capaz de identificar com o olhar qual a ideia central do texto e se vale a pena ou não continuar lendo.

Somado a isso, utilize títulos e subtítulos atrativos e não esqueça das principais características de um artigo de opinião, que você aprendeu no início deste post. Assim, você assegura a qualidade do seu conteúdo e garante que o leitor irá compreender o que você está transmitindo.

7 – Conclua o artigo de opinião com uma pergunta

artigo de opiniãoTerminar o artigo de opinião com uma pergunta é outro aspecto que você deve aplicar quando escrever esse tipo de conteúdo. Por quê? Uma pergunta impactante é capaz de fazer com que o seu leitor não só reflita sobre o que você disse, como também faça a melhor escolha quanto a compra de um produto, por exemplo.

Além disso, fazer uma pergunta na conclusão irá ajudar na criação de uma interação direta entre você e o seu leitor. Ao gerar esse vínculo, as chances do seu cliente em potencial procurar outros artigos seus aumenta de maneira considerável.

Uma dica bacana é pedir a opinião pessoal do seu leitor sobre o ponto de vista dele ou a sua experiência com o tema. Dessa forma, o seu artigo terá mais dinamicidade e um alto poder de engajamento.

8 – Faça a revisão do seu conteúdo

O último passo de como fazer um artigo de opinião é revisar o que você escreveu para identificar possíveis erros. Além disso, nesse momento terá a oportunidade de corrigir as falhas na ortografia e até mesmo ressaltar uma parte do texto que não tenha ficado clara o suficiente.

A dica aqui é que você peça que outra pessoa leia o seu artigo, antes dele ser publicado. Isso vai garantir que qualquer erro que não tenha sido identificado por você, seja percebido e corrigido. Pode aproveitar esse momento e pedir a opinião sobre a qualidade do texto.

9 – Dicas extras

Caso você publique o seu artigo de opinião em uma revista ou jornal, é importante conhecer as regras de edição exigidas por esse veículo. Isso porque, existem alguns editoriais que estipulam quantidades de palavras e formatos próprios, que você terá que seguir para conseguir ter seu artigo publicado.

Também é importante descobrir o perfil dos leitores do jornal, revista ou blog.  Através dessas informações será possível elaborar uma argumentação mais sólida e interessante para os leitores do seu artigo.

Agora que você já sabe o que é e como fazer um artigo de opinião, o que acha de começar a escrever o seu? Para isso, basta colocar em prática tudo que você aprendeu ao longo deste post.

Na medida em que você treinar a sua escrita persuasiva, conseguirá criar textos que engajam e que convertem o seu público-alvo em clientes fiéis. Vale a pena lembrar que, esses artigos não destinados para a venda direta de produtos.

O intuito aqui é expressar a sua opinião sobre determinada marca, produto ou serviço e ajudar os seus clientes a tomarem a melhor decisão. Está preparado para começar a adotar essa estratégia?

Deixe o seu comentário: