Site responsivo: o que é e por que você deve criar um para sua empresa

Site responsivo: o que é e por que você deve criar um para sua empresa

site responsivo

Ter um site responsivo deixou de ser uma opção, para se tornar uma verdadeira obrigação para qualquer empresa. Com esse simples modelo, você poderá obter resultados surpreendentes que vão desde o aumento das vendas até o alcance de mais clientes.

Mesmo com tantos benefícios, ainda é comum encontrarmos gestores que não investem em sites responsivos. Como consequência, eles perdem a oportunidade de fazer negócios lucrativos e perder vendas para o seu concorrente.

Para que isso não aconteça com você, nós elaboramos esse artigo com informações relevantes sobre o site responsivo. Assim como, todos os benefícios que ele pode proporcionar para o seu negócio. Confira:

O que é um site responsivo?

O site responsivo é uma página na web capaz de se adaptar automaticamente aos mais variados tamanhos de tela e dispositivos eletrônicos.

Com esse formato os visitantes do site podem ter uma boa experiência de acesso, ao visualizar a página da sua empresa. Apesar desta parecer uma mudança simples, ela oferece um impacto maior do que você pode imaginar.

Pesquisas comprovam que mais de 60% dos usuários preferem comprar de marcas com sites adaptados para smartphone. Mas isso não é tudo, em 2015 metade dos usuários do Google já usavam os celulares para fazer pesquisas e comprar.

Após perceber a relevância da otimização dos sites para dispositivos móveis, o Google classifica sites responsivos como um dos fatores de rankeamento.

Site com layout responsivo vs mobile: entenda a diferença

site responsivo

É comum que no momento da criação da página da sua empresa na internet, você se depare com dois modelos: o site responsivo e o mobile.

Apesar de parecerem significar a mesma coisa, eles contam com funcionalidades distintas e que podem afetar toda a sua estratégia de marketing.

De modo geral, um site com layout responsivo foi criado para se adaptar a qualquer tipo de tela. Ele possui uma única codificação capaz de se adaptar aos diferentes tamanhos.

Por outro lado, um site mobile tem um código de programação adaptado apenas para alguns tipos de dispositivos.

Na prática, o responsivo pode se adaptar a smartphones, tablets, monitores dentre outros. Enquanto, o mobile foi desenvolvido apenas para smartphones, por exemplo.

Por que ter um site responsivo para sua empresa?

Investir em um site responsivo é o diferencial para o seu negócio se destacar da concorrência e conquistar mais clientes.

O principal motivo é que essa estrutura oferece uma série de vantagens, que vão desde um bom posicionamento no Google até a preferência dos clientes. Conheça abaixo cada um deles:

Melhora a experiência do visitante

site responsivo

Garantir uma boa experiência do usuário, é um ponto crítico para conquistar mais clientes.

Uma pesquisa recente do Google comprovou que 60% dos visitantes que acessam o site via smartphone e tem uma experiência de navegação ruim, não retornam mais a página da web.

Por outro lado, as empresas que investem em sites responsivos tem uma oportunidade maior de agradar os seus visitantes. Como também aumentar em 67% as chances deles se tornarem clientes satisfeitos.

Site responsivo é o preferido do Google

Quer aumentar as chances da sua empresa aparecer na primeira página do Google? Então, você precisa investir em um site responsivo.

Desde 2015, o design responsivo das páginas da web se tornaram um dos fatores mais avaliado pelos algoritmos de busca durante o ranqueamento. Essa mudança teve origem com o boom dos acessos ao Google através de smartphones e dispositivos móveis em todo o mundo.

Para você ter uma noção da importância desse fator, quando ocorreu essa  mudança, inúmeras páginas da web ranqueadas na primeira página, perderam a sua posição para os sites responsivos.

Aumenta as vendas

Essa é sem dúvida, uma das maiores vantagens que um site responsivo pode proporcionar para sua empresa. É surpreendente o número de usuários na internet que fazem suas compras através dos seus smartphones.

Um levantamento feito pela Criteo em 2017, revelou que 44% das compras online da américa latina foram realizadas através de dispositivos móveis. A tendência é que esses resultados aumentem nos próximos anos.

Por essa razão, tantos e-commerces estão reestruturando suas páginas na web para o modelo responsivo. Não apenas eles, como também sites profissionais que desejam alcançar mais clientes e ficar à frente da concorrência.

Melhora as taxas de conversões dos leads

Também existe a possibilidade de aumentar as taxas de conversões e gerar leads através dos dispositivos móveis. Esse efeito pode ser percebido quando você realiza uma campanha de divulgação nas redes sociais, por exemplo.

Isso porque, os usuários podem estar acessando as mídias no smartphone, quando veem o anúncio da sua empresa no feed de notícias. Assim, após clicar nele, eles irão ser direcionados para a sua página que se molda perfeitamente a tela do dispositivo e é de fácil navegação.

Site responsivo tem grande aceitação nas redes sociais

site responsivoAs chances da sua página da web ser compartilhada nas redes sociais aumentam drasticamente quando você tem um site responsivo. Isso não poderia ser diferente, pois após ter uma boa experiência com o seu site, os usuários irão indicá-la para suas redes de contato.

Esse simples hábito irá fazer com que a sua empresa seja conhecida por uma grande quantidade de potenciais clientes. E o melhor de maneira orgânica e 100% gratuita.

Uma dica bacana quando se trata de sites responsivos é investir em designs simples e eficazes. Isso diminui as chances da página demorar a carregar ou apresentar falhas.

Percebeu a importância que um site responsivo pode representar para sua empresa? Sem dúvida, através dele será possível ganhar mais destaque no mercado e alcançar cada vez mais clientes.

Por essa razão, se você estiver planejando um novo site para o seu negócio, opte sempre pelos modelos responsivos. Se precisar de ajuda em como estruturar sua página da web pode contar com a nossa equipe de especialistas.

Eles estão capacitados a orientar e desenvolver um site sob medida para o seu negócio. Clique Aqui para entrar em contato conosco e começar o seu novo projeto.

Deixe o seu comentário: