Lista de e-mails: Descubra por que sua empresa precisa construir uma

ter uma lista de e-mails

ter uma lista de e-mails

Ter uma lista de e-mails permite que você alcance milhares de clientes com apenas um clique. Apesar deste já ser um bom motivo para você investir nesse tipo de ferramenta, ele não reflete a verdadeira importância desse recurso para a estratégia de e-mail marketing da sua empresa.

Quando elaborada de maneira correta, ela passa a ter um alcance superior a qualquer publicação nas redes sociais. Afinal, com a lista dos e-mails dos seus clientes, você pode se certificar de que cada um deles irá receber o seu conteúdo.

Diante da importância dessa ferramenta de marketing digital, logo abaixo você poderá descobrir a sua verdadeira capacidade de impactar os resultados da sua empresa. Confira:

1 – O que é a lista de e-mails

Antes de prosseguir, precisamos dar uma breve explicação sobre a lista de e-mails. De maneira geral, ela é uma poderosa ferramenta de marketing digital, que reúne diversos endereços de e-mail de clientes.

Cada uma das pessoas que estão nessa lista não só deram a sua permissão para receber conteúdos exclusivos, como também têm um interesse verdadeiro sobre o produto ou serviço que você oferece.

2 – Qual a importância do e-mail marketing

ter uma lista de e-mailsÉ inegável, todas as pessoas que utilizam a internet ou redes sociais têm uma conta de e-mail, quer seja por motivos profissionais ou pessoais. E é justamente isso que faz com que essa estratégia de marketing seja tão eficaz e indispensável para as empresas.

Mas isso não é tudo, existem outros fatores que precisam ser levados em consideração ao decidir aplicar essa ferramenta. Logo abaixo você poderá encontrar alguns deles:

  • Contato direto

Um dos grandes desafios das empresas que têm uma página web é conseguir manter um contato direto com os seus clientes. Afinal, as pessoas geralmente visitam o site e saem por inúmeros motivos, sem estabelecer um contato constante com os visitantes.

Isso faz com que você perca grandes oportunidades de fechar vendas e manter um relacionamento mais estreito com o público-alvo. Algo que pode ser evitado quando é construída uma lista de e-mails.

Afinal, você terá um canal para se comunicar continuamente com os clientes e fortalecer os vínculos entre a empresa e o consumidor.

  • Grande alcance das publicações

Cada vez que você faz uma publicação nas redes sociais, como o Facebook ou o Instagram, algumas pessoas que seguem o perfil da sua empresa não verão o conteúdo que foi divulgado. O motivo disso são os algoritmos que essas plataformas usam e que determinam as mensagens relevantes.

Para driblar esse problema no alcance limitado das publicações nas redes sociais, é indispensável investir no e-mail marketing. Ainda mais porque, por meio desse recurso, você poderá garantir que todos recebam a mensagem que a sua empresa transmite.

  • Baixo investimento

A criação de uma lista de e-mails é considerada uma das estratégias com menor baixo custo no marketing digital. Afinal, com uma pequena quantia, você consegue obter novas leads e ainda construir um canal de comunicação duradouro e eficaz.

Esse custo se torna ainda mais baixo quando a sua empresa investe em marketing de conteúdo e SEO. Por meio disso, você consegue gerar mais tráfego e ainda atrair pessoas de maneira completamente gratuita. Apesar desse processo ser mais demorado, ele promove resultados mais duradouros.

  • Aumenta as vendas

O aumento das vendas é outra grande vantagem que o e-mail marketing pode gerar para o seu negócio. Isso ocorre porque todas as vezes que o seu cliente em potencial abrir o e-mail, ele irá se deparar com a marca do seu negócio e ela ficará na sua mente por muito tempo.

Mas isso não é tudo. Estudos comprovaram que até a taxa de visitação do site é aumentada quando uma empresa utiliza os recursos que o e-mail pode oferecer. Afinal, é possível enviar links para as páginas do site ou conteúdos do blog da sua marca.

3 – Como criar uma lista de e-mails eficiente

ter uma lista de e-mailsAgora que você já conhece a importância de ter uma lista de e-mails para a sua empresa, é preciso saber como criar uma. Mas para isso, é necessário que você recorra a uma estratégia poderosa do marketing digital, que é a AIDA.

Atenção, Interesse, Desejo e Ação. São essas palavras que você precisa ter em mente para desenvolver uma lista com e-mails dos seus clientes e gerar mais vendas.

Os clientes em potencial devem passar por todas as etapas indicadas acima de maneira progressiva tomarem a decisão de compra. Veja abaixo mais detalhes sobre cada uma das fases dessa estratégia:  

  • Atenção

O objetivo desta etapa é despertar a atenção do visitante, para a oferta de produto ou serviço que está sendo feita no site da empresa. Para isso, é preciso pensar de maneira estratégica nas cores, tamanhos e posição de elementos dentro da página web.

Vale a pena destacar que o site deve ficar atrativo e organizado de maneira que facilite a interação do visitante.

  • Interesse

Nessa etapa, é necessário reforçar o interesse do visitante em fornecer todos os seus dados. Isso pode ser obtido por meio do uso de palavras persuasivas nos títulos, subtítulos e banners que deixem claros aos visitantes a relevância da sua oferta para eles.

  • Desejo

Essa é uma das etapas cruciais da estratégia, na qual os clientes passam mais tempo se comparada com as demais. O motivo disso é que eles analisam com detalhes se a oferta é realmente relevante ou confiável para eles.

Nesse momento, é recomendado usar depoimentos de outros clientes, número de vezes que o material foi compartilhado. Estas são provas sociais capazes de convencer que o conteúdo é relevante.

  • Ação

Aqui, é muito importante ter clareza de que na última parte da estratégia, o seu papel será não atrapalhar o processo. Como? É simples, basta que você deixe claro na sua página informações precisas e objetivas sobre como adquirir a oferta.

Após conhecer a importância de ter uma lista de e-mails, o que acha de elaborar a sua? Sem dúvida, ao colocar essa estratégia em prática, você conseguirá manter um relacionamento mais próximo com os seus clientes. 

Por meio dela, as suas chances de alavancar as vendas serão ainda maiores, algo indispensável atualmente. Por isso, não deixe de investir nesse recurso e aproveite os benefícios que ele pode oferecer.

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